PREFEITURA DE ROSARIO OESTE ESCLARECE PONTOS RELATIVOS A PARECER PREVIO DESFAVORAVEL DO TRIBUNAL DE CONTAS RELATIVOS AO EXERCICIO DE 2016

O Prefeito João Antonio da Silva Balbino (PR) de Rosário Oeste – MT, através de sua assessoria presta informações a população a cerca de parecer prévio desfavorável a aprovação das contas do Município de Rosário Oeste relativos ao exercício de 2016 emitido no ultimo dia 18.12.2017.

Cita-se que o tema foi amplamente divulgado de forma a denegrir atos da atual Gestão sem que se prestem os devidos esclarecimentos a sociedade rosariense.

Que de fato a equipe técnica do Egrégio Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso emitiu no ultimo dia 18.12.2017 parecer desfavorável as contas anuais do ano de 2016 do Município de Rosário Oeste – MT, fazendo-se no próprio relatório constar os motivos da indicação.

Ressalta-se que se tratam EXCLUSIVAMENTE de questões técnicas as quais a assessoria jurídica e contábil da Prefeitura Municipal se encarregará em prestar as devidas informações e re-estabelecer o equilíbrio das contas municipais.

Que a atual reprovação faz parte de uma “herança” deixada pelo Gestor anterior que de forma irresponsável “engessou a maquina” causando imenso mal estar administrativo.

Foram atos de má gestão como criação de planos de cargos e carreiras para servidores municipais sem devido estudo de impacto, criação de Secretarias Municipais, posse a servidores sem devida comprovação de necessidade, etc.

Reportando-se aos números da atual Gestão, verifica-se que ao tempo em que a mesma enfrenta graves problemas financeiros relacionados ao inchaço da folha de servidores e constante queda de repasses federais, a atual Gestão tem números favoráveis para apresentar para a população, mencionando-se a aplicação de 46,45% da receita bruta em gastos com a Educação, mais de 12% a mais do que os últimos números em 2012 de seu antecessor, quando a CF/88 determina aplicação mínima de 25%, e de 19,27% da receita bruta com gastos com Saúde quando a CF/88 determina a aplicação mínima de 15%.

Sem sombra de duvidas a reprovação de contas de um município causa impactos negativos para toda a sociedade e a equipe técnica da Prefeitura Municipal de Rosário Oeste sob o comando do Prefeito Municipal vem tomando medidas de austeridade em busca da retomada do equilíbrio financeiro.

Não é uma tarefa fácil, considerando a má gestão de recursos públicos das últimas gestões, porém o Prefeito João Balbino e sua equipe comprometem-se a realizar as mudanças necessárias e em promover a readequação e reequilíbrio das finanças publicas municipais.

21462232 123802695020774 4386010239350461723 n

Expediente das 08:00h às 14:00h