PREFEITURA INFORME NEWS: Notícias das Secretarias, Prefeito e Vice, Obras, Ações, Reuniões, dentre outras...

Prefeito de Rosário Oeste defendeu passagem de ferrovia pelos municípios da Baixada Cuiabana

pro rodovia 4O Prefeito de Rosário Oeste João Balbino participou na manhã desta segunda-feira (10), do 'Fórum Pró-Ferrovia'. O evento que foi realizado na sede Câmara dos Dirigentes Lojistas Cuiabá (CDL) serviu para que o Prefeito que é Presidente do Consórcio dos municípios do Vale do Rio Cuiabá, defendesse a chegada dos trilhos da Ferrovia Senador Vicente Vuolo até Cuiabá e, posteriormente, até a cidade Lucas do Rio Verde, encontrando-se com a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO).

João Balbino declarou que “Foi uma satisfação muito grande, representar os Municípios que compõe o Vale do Rio Cuiabá no Fórum Pró-Ferrovia, aonde foi tratado sobre os avanços dos trilhos da Ferrovia Senador Vuolo até a Capital e Norte do Estado Mato-grossense”.

Seguindo esse trajeto, a ferrovia passaria por municípios menos abastados como Acorizal, Jangada, Rosário Oeste, Nobres e Diamantino.

Em seu discurso, o Prefeito ressaltou a importância da ferrovia como ferramenta para o desenvolvimento econômico e social da região do Vale do Rio Cuiabá, além de desafogar o tráfego de veículos de cargas nas principais rodovias que cortam o nosso Estado, proporcionando com isso mais economia e segurança.

“Como Prefeito de Rosário Oeste estamos lutando para que um dos terminais ferroviários, seja em nosso município, gerando emprego e renda para a nossa população”, disse ele.

Além de contribuir para o escoamento da safra e barateamento do frete, a ferrovia traz os insumos para nossa produção.

A Ferrovia

De acordo com dados do Movimento Pró-Logística, a Ferrovia Vicente Vuolo é a única em operação em Mato Grosso. Também conhecida como Ferronorte, o modal liga Rondonópolis, região Sudeste do Estado à divisa de São Paulo com o Mato Grosso do Sul, e possui uma extensão de 754 km entrando pela Malha Paulista até o porto de Santos, com uma extensão de 820 km, perfazendo um total de 1.574 km.

A ferrovia transporta anualmente 15 milhões de toneladas de grãos e farelo, tem como projeto em 2025 estar transportando 35 milhões de toneladas.

pro rodovia 1pro rodovia 2pro rodovia 3pro rodovia 5

21462232 123802695020774 4386010239350461723 n