Publicado: Terça, 19 Outubro 2021 04:31 | Por:

Palestra dos Bombeiros orientou moradores da comunidade Raizama em Rosário Oeste

Raizama 23 capa

Nesta sexta-feira (15/10) às 08:00, o 2º Batalhão de Bombeiros Militar juntamente com as equipes da Brigada Municipal Mista de Rosário Oeste - Brigada Guará, realizou uma palestra orientativa contra as queimadas para os moradores da Comunidade Raízama, localizada na área rural do município.

A palestra foi realizada na Escola Municipal Raízama e contou com a presença dos alunos do ensino fundamental e ensino médio da escola.

Estiveram também presentes a Sra Cíntia Félix - Coordenadora de Defesa Civil municipal, a Sra. Cristiane Anzil - Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Rosário Oeste, a Sra. Jacira Tessarolo - Diretora da EMPG Raízama, a Sra. Elisangela Oliveira - Presidente da Associação de Mulheres Pérolas do Cerrado, além do Sr Amilson Naponoceno - Presidente da Câmara Municipal de Rosário Oeste - MT.

Como tema principal da palestra, foi tratado sobre a prevenção de queimadas, entretanto o 2º Tenente BM Delfino e o 2º Sargento BM Hector falaram sobre a importância de se preservar a vegetação nativa e o quanto isso afeta no ciclo hidrológico, principalmente pela região de Rosário Oeste e Nobres estarem as nascentes do Rio Cuiabá, um dos afluentes do Rio Paraguai que é o principal rio que banha o Pantanal Matogrossense.

Como prevenção às queimadas, os Bombeiros Militares ressaltaram a importância de se buscar reciclar os resíduos sólidos e se utilizar da compostagem como uma solução para as folhas que caem nos quintais.

Além disso, orientaram aos moradores a não realizarem a queima dos restos de culturas, como pastagem e plantios, pois além de matarem os micro-organismos do solo que atuam na decomposição da matéria orgânica, a eliminação da plalhada deixa o solo exposto a maior perda de umidade e maior risco de erosão com assoreamento dos rios.

No final a Diretora Jacira agradeceu as orientações e colocou a escola à disposição para novas palestras.

A presidente Elisangela, da Associação de Mulheres Pérolas do Cerrado agradeceu a presença de todos e aproveitou para cobrar uma melhor atenção do poder público para a comunidade.

O Vereador Amilson também se colocou a disposição para ajudar no que for possível e convidou todos para ir conhecer a Câmara Municipal e a participarem das sessões plenárias.

Texto: 2º Sargento BM Hector.

VEJA AS FOTOS ABAIXO: