GWS Icone Hoario Expediente PrefeituraExpediente das 08h as 14h

Prefeitura Municipal de Rosário Oeste

Você está aqui:

Notícias (Secretaria de Agricultura)
Notícias (Secretaria de Agricultura)

Notícias (Secretaria de Agricultura) (49)

cursoA Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – Secitec, enviou recentemente para a Prefeitura de Rosário Oeste, ofício explicando o adiamanto do curso de Técnico Agropecuária que foi destinado para uma turma de 40 alunos de Rosário Oeste.

Segundo o ofício encaminhado para o prefeito João Balbino, o motivo do adiamento das matrículas foi a falta de recursos por parte do Governo do Estado para a contratação de novos professores para essas novas turmas.

Ainda segundo o Secitec, as pessoas que fizeram as provas e passaram na seletiva não perderão as suas respectivas classificações e assim que o curso for novamente liberado no início do ano de 2019 essas pessoas serão comunicadas. 

Não haverá prejuízo para quem passou, só o prazo, que ao invés de começar agora, provavelmente, começará no início do próximo ano.

Veja abaixo o ofício:

Oficio secitec

cursoA Secretaria Municipal de Agricultura de Rosário Oeste divulgou na tarde desta quarta feira, dia 11/07/2018, a lista de APROVADOS e CLASSIFICADOS para o Curso de TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA, turma do período NOTURNO, para Cidade de Rosário Oeste-MT.

Sobre o Prazo da Matrícula, os aprovados na primeira chamada deverão realizar a matricula no dia 12 de julho de 2018, das 08 h ás 11 h e das 13 h às 17 h, na Secretaria Municipal de Agricultura de Rosário Oeste-MT para garantir a vaga.

VEJA RESULTADO ABAIXO

SECITEC1SECITEC2SECITEC3

cursoA Secretaria Municipal de Agricultura de Rosário Oeste informou que o tão esperado GABARITO OFICIAL da Seletiva do Curso Técnico em Agropecuária que será realizado pelo Secitec no município de Diamantino-MT, irá sair na segunda feira, dia 09/07/2018.

Para acessar o Gabarito os interessados deverão acessar o site do Secitec: secitec.mt.gov.br

Agricultura 4

Nesta sexta (06/07) o Governo Municipal, através da Secretária de Agricultura é Meio Ambiente: Luilna Cruz, juntamente com o Secretário de Governo: Maxmar César, realizaram vista técnica a produtores do Assentamento São José, aonde tiveram a oportunidade de ampliar e melhorar o relacionamento entre a Prefeitura e os produtores da região, através de parcerias, proporcionando mais eficiência e rentabilidade.

Segundo Luilna: “Essa é uma região que tem um grande potencial produtivo, em especial para as lavouras de banana, tomate, abacaxi, maracujá, abobrinha, vagem, batata doce, mandioca , berinjela, pimenta, entre outros, sendo que o papel do poder público, nesse processo, é ser instrumento facilitador e potencializador, para que produzam mais e comercializem melhor os seus produtos, aumentando a renda e a qualidade de vida das famílias do campo.”

Agricultura 1Agricultura 2Agricultura 3Agricultura 4Agricultura 5Agricultura 6Agricultura 7Agricultura 8Agricultura 10Agricultura 11Agricultura 12Agricultura 13Agricultura 14Agricultura 15Agricultura 16Agricultura 17Agricultura 18Agricultura 19Agricultura 20Agricultura 21Agricultura 22Agricultura 23

RegularizaçãoO Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Rosário Oeste e o Instituto de Terras de Mato Grosso foi assinado no dia 04/06/2018 na sede do INTERMAT.

No ato de assinatura estavam presentes o Prefeito de Rosário Oeste João Balbino, a Secretária Municipal de Agricultura Luilna Cruz, o Secretário de Governo Maxmar Cesar, Vereadora Selma Anzil, Vereadora Angêla Godoes (Tetê), a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rosário Oeste Ereneuza Costa, o Presidente das Associações de Produtores Rurais Novo Horizonte, diretores e representantes das Associações de Produtores Rurais das comunidades de Pindaíval, Cedral, Castiçal, Pindura e demais Assentamentos.

O Projeto de Cooperação Técnica tem por finalidade o planejamento e execução de ações de regularização e gestão fundiária nas parcelas dos projetos de Assentamentos Rurais e Glebas Estaduais situadas no município de Rosário Oeste.

Segundo a Secretária Municipal de Agricultura Luilna Cruz, os assentamentos geridos pelo Intermat no Município de Rosário Oeste totalizam cerca de 1.310 famílias distribuídas em 21 glebas/Assentamento que serão beneficiadas com o programa preliminarmente.

Luilna lembrou que Rosário possui em torno de 33 assentamentos (INCRA, INTERMAT e Crédito Fundiário), alcançando mais de 2.000 famílias no total.

O Prefeito João Balbino, estava otimista no ato da assinatura onde destacou que “a regularização fundiária da zona rural e urbana, é um importante passo rumo ao desenvolvimento econômico do Município, pois, o cidadão (ã), com o título definitivo/ escritura pública do seu imóvel, vai poder barganhar garantia para conseguir empréstimos a juros menores, para investimentos; o Município irá arrecadar mais; com a regularização os imóveis valorizarão; e a segurança jurídica das famílias e seus herdeiros em relação aos imóveis regularizados. Em fim, Rosário irá ganhar muito com isso, estamos vivendo um momento importante, graças a Deus e a soma de esforços, estamos vencendo mais um grande obstáculo”.

termo

técnico agrícolaA Prefeitura de Rosário Oeste através da Secretaria Municipal de Agricultura informa que o teste seletivo do Secitec irá acontecer no dia 03/07/2018 ás 19:30 Horas na Escola Cel Arthur Borges, situada na Av. Cel Arthur Borges, no Centro da cidade.

A Secretária Municipal Luilna Antonieli pede às pessoas que vão fazer o curso TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA que cheguem ao local da prova com uma hora de antecedência.

Os documentos necessários para a prova são: RG, CNH ou Carteira de Trabalho com foto legível. Também serão necessários caneta azul ou preta transparente.

Não será permitido portar durante a prova: Celular, bolsa, Boné, Calculadora, Tablet e outros eletrônicos similares.

Mais informações : (65) 9 9974-1066- Jilsete Alves

Mulheres 115O evento que foi realizado na quarta feira, dia 20/06, em uma parceria entre a EMPAER e a Prefeitura de Rosário Oeste através da Secretaria Municipal de Agricultura, O Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o Banco Sicredi teve a participação de várias autoridades que viram especialmente para prestigiar o encontro.

Também fizeram parte das parcerias o Supermercado Polo Centro, o Supermercado Fortes Bambil, a Empresa Agrooeste veterinária, Loja Gazim, Loja Martinello e a própria SEAF que participou do evento através da doação de prêmios.

Além de representantes de várias comunidade rurais de Rosário Oeste, estavam também presentes no encontro: o Deputado Estadual Guilherme Malouf , o Prefeito João Balbino, a Secretária Municipal de Agricultura Luilna Antonieli da Cruz Gomes, o Secretário de Governo Maxmar Cezar, Alex Berto Diretor de Administração Sistêmica da EMPAER-MT representando o Presidente da EMPAER Candido Rosa, Juliano Pachuri representante da FETAGRI, o Coordenador da EMPAER de Rosário Oeste Jair Lemos, o Sr. Rogério Monteiro Diretor de ATER, a Secretária Adjunta da SEAF Selma Prado, o Presidente do SINTERP-MT Helen Silva Costa, Carla Amiki e Jackeline Neponoceno representantes do Sicredi de Rosário Oeste, a Vereadora Selma Anzil, a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Ereneuza Anzil e o Representante da Empresa FURNAS Zuleide Pontes.

Destacamos ainda a presença da professora e Extencionista Social da EMPAER Miriam Santos Costa Scaravelli que também foi parceira no encontro e representantes da Empaer de Nobres e Acorizal que vieram prestigiar o evento.

As atividades que duraram o dia todo começaram às 8 horas da manhã com o credenciamento dos participantes. Depois aconteceu a fala das autoridades e na sequencia as apresentações das Crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS e a apresentação musical com os alunos da aula de violão da Funcultur.

Após as apresentações aconteceu a Palestra Políticas Públicas com a palestrante Ieda Lopes de Souza Santos que é Bacharel em Ciências Biológicas e Técnica de Bem Estar Social da Empaer – MT. A próxima palestra foi sobre as Relações Familiares com a Nutricionista e Técnca de Bem Estar Social da Empaer-MT Denise Gutierres feita pelo Psicólogo Washington. Ainda pela manhã aconteceu a palestra sobre Mulher e Auto Estima com a palestrante Malvineide Miranda Freitas, Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais e Técnica de Bem Estar Social da Empaer-MT.

Após as palestras os participantes degustaram um delicioso almoço e na sequencia do evento foram ouvidos os depoimentos das mulheres produtoras rurais. Foi feito ainda a entrega do selo da Agricultura Familiar pela Sead para a agricultora Maria Isabel da Forquilha do Manso.

Logo depois aconteceu o desfile com a escolha da Rainha e Princesa da Agricultura Familiar cuja classificação ficou como descrevemos abaixo:

1°lugar - Rainha rural - Graziele Silva da Forquilha do Rio Manso

2° lugar - Princesa Rural - Lucimara do Assentamento São José

3° lugar - Claudinete do Acampamento Fonte de Luz

4° lugar - Miss simpatia dona Gumercinda do Assentamento Raizama

Ao finalizar o evento e entregar as premiações todos degustaram um coffe breack que foi oferecido pelos organizadores.