Grupos de Hipertensos se reúnem às terças, quartas e quintas feiras em Rosário Oeste

Hipertensos 6Os encontros com os hipertensos que fazem parte das unidades de Saúde PSF 1 do Centro, PSF 2 do Bairro Nossa Senhora Aparecida e PSF 3 da Cohab Nossa Senhora do Rosário, acontecem às terças, quartas e quintas feiras respectivamente em Rosário Oeste, para a práticas de atividades que visam o condicionamento físico dos participantes. Coordenados pelo Orientador Físico Francisval, o Grupo se reúne nas manhãs nos períodos de 7 às 9 horas.

Durante as reuniões os hipertensos recebem orientações sobre atividades físicas como alongamento, relaxamento, caminhadas, oficinas lúdicas e esportes. Além das atividades os integrantes do grupo contam ainda com o acompanhamento de médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogo, educadores físicos e assistentes sociais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF.

Segundo o Educador Físico Francisval, alguns dos hipertensos do sexo masculino também participam do Projeto Homem em Movimento que ser reúne as segundas, quartas e sexta-feitas no período das 18h. até as 19:30.

A Hipertensão Arterial, também chamada de pressão alta, é uma doença crônica na qual a pressão arterial se mantém elevada. É uma doença muito comum na população brasileira e mundial. Levantamentos populacionais mostram que cerca de um terço da população adulta brasileira tem pressão alta. Esta proporção é ainda maior em idosos - o que é preocupante, visto que a hipertensão é uma das principais causas de doença ou morte cardiovascular.

A realização regular de atividades físicas reduz a pressão arterial tanto de indivíduos que já tem a pressão alta, quanto daqueles que ainda não tem a doença, mas que têm um risco elevado de desenvolvê-la, como os filhos de hipertensos, os obesos e os pré-hipertensos entre outros. É interessante observar que com a prática física regular, a pressão arterial diminui não só em repouso, mas também quando a pessoa está realizando suas atividades diárias e quando sofre uma situação estressante.

É importante destacar também que, além de diminuir a pressão arterial, a realização regular de atividades físicas também:

1) diminui a gordura corporal e a gordura no abdômen, ajudando a emagrecer;

2) reduz o colesterol e os triglicérides, melhorando o chamado perfil lipídico;

3) diminui a glicemia, ou seja, o açúcar no sangue, ajudando a prevenir e controlar o diabetes.

A prática de atividades físicas melhora ainda a qualidade do sono e ajuda a combater o estresse. Como todos estes fatores costumam estar alterados em quem tem pressão alta, aumentando o risco de ocorrer eventos cardiovasculares, como um infarto ou um derrame, a prática regular de atividades física ao diminuir esses fatores, diminui a chance de ocorrência desses eventos nos hipertensos.

Hipertensos 2Hipertensos 3Hipertensos 4Hipertensos 5Hipertensos 6Hipertensos 7Hipertensos 8Hipertensos 9

Hipertensos 1

21462232 123802695020774 4386010239350461723 n