GWS Icone Hoario Expediente PrefeituraExpediente das 08h as 14h

Quarta, 07 Junho 2017 10:20

Plano de Ação Integrada busca erradicação do trabalho análogo ao escravo em Rosário Oeste

Publicado por:

ROE 7259O Projeto Ação Integrada - AI, desenvolvido em Mato Grosso em 2009, pela ação articulada do Ministério do Trabalho através da Superintendência Regional do Trabalho em Mato Grosso (SRT/MT), Ministério Público do Trabalho da 23ª Região (MPT) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com apoio técnico da Organização Internacional do Trabalho – OIT. A iniciativa representou um marco histórico inovador por promover o resgate da cidadania de egressos do trabalho análogo ao escravo.

O Projeto de Ação Integrada possibilita aos trabalhadores e aqueles que se encontram vulneráveis a essa exploração o acesso às políticas publicas existentes, tais como a educação, à qualificação profissional, à inserção no mundo do trabalho decente e a promoção de acesso a meios de vida. Isso, realizado a partir da perspectiva do indivíduo e da identificação socioeconômica de cada trabalhador.

Pioneiro mundialmente, o AI parte da articulação entre entidades públicas, privadas e da sociedade civil, sendo uma função específica.

O objetivo principal é a erradicação do trabalho análogo ao escravo, através de oportunidades e buscando impedir a reincidência de trabalhadores resgatados dessa condição e a entrada daqueles que se encontram vulneráveis social e economicamente ao ciclo perverso da escravidão.

Como resultado imediato, os beneficiários do AI têm resgatada sua dignidade e autoestima, por meio das oportunidades postas a eles, podendo retomar projetos de vida interrompidos anteriormente e/ou escrever uma nova história, bem como sua inclusão social.

Nesses nove anos de existência, o ação integrada visitou mais de 80% dos município do estado de Mato Grosso, onde realizamos a abordagem de mais de 2.200 (dois mil e duzentos) trabalhadores (as) egressos do trabalho análogo ao escravo e/ou vulneráveis a essa situação, e foram atendidos mais de 650 (seiscentos e cinquenta) deles que declararam aptos e disposto a participarem das ações do projeto; Hoje atendemos a comunidade de Nossa Senhora de Chumbo, no município de Poconé – MT, onde buscamos empoderar a comunidade através do resgate da sua identidade cultural.

ROE 7262