Assistentes Sociais reúnem com ACS's e Comitê Gestor Municipal para discutir ações do programa do Programa Pró-Família

Ação 1

Nesta quarta-feira (07 de março) aconteceu no CRAS uma reunião com as Assistentes Sociais Nalvanei Figueiredo e Enir Ribeiro técnicas responsáveis pelo Programa Pró-Família em Rosário Oeste juntamente com o Comitê Gestor composto por Juscélia Medeiros, Elinalva Couto e Josuel Sat e com as ACS's dos PSF's I, II, III.

O objetivo da reunião foi tratar sobre a importância do preenchimento da "Agenda de Acompanhamento Familiar" das famílias beneficiárias da Zona Rural e da Zona Urbana onde atualmente são 256 famílias beneficiárias em Rosário Oeste.

A Agenda da Família é em um instrumento do Programa Pró-Família, onde serão identificadas as demandas apresentadas pela família em situação de extrema vulnerabilidade social, no território do município. É o documento que deverá lançar informações constatadas durante o atendimento das famílias durante o tempo de permanência do programa.

Foi repassado também sobre a importância da implantação do Pacto Pró-Família que será elaborado pelo Comitê Gestor Municipal.

O Pacto é uma junção de esforços rumo à construção de uma Rede de Proteção Social, com vistas à efetivação de políticas públicas para as famílias beneficiárias do Programa Pró-Família.

Programa Pró-Família

O Programa abrange todos os municípios do Estado de Mato Grosso e tem por finalidade reduzir as desigualdades sociais, mediante ações de promoção da cidadania, bem como  inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade em decorrência de situações  de pobreza e risco social, com a finalidade de auxiliar os destinatários na superação de tais fatores.

São objetivos específicos do Programa Pró-Família:

I - promover segurança de rendimentos e melhoria de qualidade de vida da família beneficiária;

II - possibilitar o mais amplo acesso à rede de serviços públicos, de forma a assegurar proteção social;

III - articular a transversalidade das políticas públicas em rede colaborativa com os 141 municípios do Estado de Mato Grosso, com o intuito de assegurar o desenvolvimento humano e social através de serviços públicos essenciais, com a finalidade de garantir melhores condições de saúde, educação, cidadania e habitação além de oportunidades de trabalho e geração de renda.

Redação: JOSUEL SAT

Ação 3