GWS Icone Hoario Expediente PrefeituraExpediente das 08h as 14h

Quinta, 07 Junho 2018 16:48

Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realizaram atividades ao ar livre

Publicado por:

scfv capaOs idosos que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Rosário Oeste (SCFV) estiveram realizando atividades físicas ao ar livre nesta terça feira (05/06).

Segundo a Coordenadora do CRAS Kenis Silva, o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para idosos é um serviço de proteção social básica que tem por foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na presença de situações de risco social das pessoas da terceira idade.

Em Rosário Oeste as atividades do SCFV acontecem prioritariamente em grupos que se organizam de modo a ampliar as trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização de pertença e de identidade.

Os grupos servem também para fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária de modo que o trabalho realizado contribua para o envelhecimento saudável, ativo e autônomo desses idosos.

Kenis nos explicou ainda que os grupos da melhor idade surgiram focados no comprometimento com os objetivos descritos e no desenvolvimento das oficinas e encontros realizados com os idosos ao longo do ano.

Segundo ela, as oficinas de ginásticas e atividades físicas acontecem todas as terça-feira das 07 às 08 horas da manha no espaço social do Lago Iracema, que fica em frente o prédio da Prefeitura no bairro Santo Antônio.

São realizados encontros também no período da tarde no espaço social da Academia da Saúde que fica no bairro Nossa Senhora Aparecida com a participação de 40 idosos.

A intervenção social é pautada nas características, interesses e demandas dos idosos e para tanto deve ser considerado a vivência em grupo, as experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer e ainda a valorização das experiências vividas que constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social.

Acompanham as atividades: as Técnicas de Referência Enir Ferreira de Almeida Ribeiro (assistente social), Letícia frigeri Barboza (psicóloga), o Facilitador Douglas dos Santos e as auxiliares administrativas Niara Luana Arruda Costa e Margarida Pires de Camargo.

scfv 1scfv 3scfv 4scfv 5