GWS Icone Hoario Expediente PrefeituraExpediente das 08h as 14h

Prefeitura Municipal de Rosário Oeste

Você está aqui:

Notícias (Secretaria de Educação)
Notícias (Secretaria de Educação)

Notícias (Secretaria de Educação) (90)

Aconteceu nesta segunda-feira dia 09 de Julho na Escola 25 de Junho a Formação com Diretores e Coordenadores Escolares das 8h ás 11:30 h e das 13h ás 17:30 com a Assessora do Programa “União faz a Vida” Professora Cléria Paula Franco que explicitou os passos, objetivos e o papel dos gestores quanto ao Programa aderido pela Secretaria de Educação de Rosário Oeste em Parceria com o Sicred. O Programa terá a Coordenação Local da Professora Alice Rainha da Silva e todo acompanhamento dos Assessores do Programa. “Temos de fazer o melhor que podemos. Esta é a nossa sagrada responsabilidade humana.” Albert einstein Responsabilidade de quê? “A responsabilidade de ter olhos quando os outros perderam”. José Saramago
  A professora Jane Marcia Talarico, atual Secretária de Educação do Município de Rosário Oeste/MT, recebeu nesta quinta feira, (12.07.2018) na Assembléia Legislativa de Mato Grosso – AL MT O Titulo de “Cidadã mato-grossense” da Deputada Janaina Riva – MDB, em sinal de reconhecimento aos seus trabalhos realizados na área da Educação e Trabalhos Sociais ao longo dos seus 27 anos em que atua no estado de Mato Grosso.
A Jovem Kawanny Nunes dos Santos de Rosário Oeste, aluna da Escola Municipal João Batista, que está representando o município na 9ª Legislatura do Programa Parlamento Mirim Mato-Grossense se reuniu com os parlamentares mirins de outros municípios na tarde desta quarta-feira (07/07), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), com o fim de discutir propostas que serão apresentadas para votação em sessão plenária prevista para ser realizada no mês de agosto. Entre as principais proposições debatidas por deputados e deputadas mirins, foi dada atenção especial para as pessoas com deficiência e apresentadas ideias que visam promover a inclusão social desta parcela da população, sua valorização e elevação da autoestima. A criação de programas voltados a práticas desportivas entre pessoas com deficiência, inclusive a contratação de profissionais especializados para lidar com este público, além da realização de “paraolimpíadas estaduais”, foram algumas das principais propostas discutidas. Outra proposta interessante é a abertura de vagas na educação pública do estado para a contratação de instrutores de Língua Brasileira de Sinais (Libras), a fim de facilitar a aprendizagem para estudantes com deficiência auditiva – além do fornecimento de material didático específico. ESTADO MELHOR A presidente do Parlamento Mirim, deputada Lana Arruda – do Colégio São Gonçalo, em Cuiabá -, enfatiza a importância da atenção às pessoas com deficiência. “São cidadãos e cidadãs que, por sua condição especial, merecem atenção particular do Estado, precisam ser tratadas com muito carinho”, assinala. Já a primeira-secretária, deputada Lívia Thais da Costa Quinteiro – da Escola Estadual Pio Machado, em Acorizal, destaca a aprendizagem proporcionada pelo Parlamento Mirim. “A gente está aprendendo muito sobre política e o funcionamento dos órgãos públicos e todo este aprendizado vamos levar para nossas escolas e comunidades, para ajudar a construir um estado melhor”.
O Evento cultural da Escola Elizabet Evangelista Pereira reuniu a direção, coordenadores, professores, alunos da escola e muita cultura no palco principal montado em frente ao Ginásio de Esportes Municipal para as atividades alusivas ao aniversário de 157 anos de emancipação politica de Rosário Oeste. O evento que foi prestigiado por mais de 2 mil pessoas foi realizado em parceria com a Prefeitura de Rosário Oeste e foi recheado de atrações como danças, músicas, teatro e desfiles voltados para a cultura rosariense. As apresentações foram todas contextualizadas com a história de Rosário Oeste. Os professores fizeram um levantamento histórico sobre o município e a partir daí montaram as apresentações.
Alunos da Escola Pindaíval acompanhados pelos seus respectivos professores estiveram visitando Rosário Oeste nesta terça-feira (19/06). O objetivo principal da visita foi trabalhar o conteúdo de História onde os alunos, acompanhados de seus professores, visitaram os três poderes: Administrativo, Legislativo e Judiciário. Eles foram primeiramente recebidos na câmara municipal onde conheceram o trabalho do legislativo rosariense, depois foram até a Prefeitura Municipal que é a sede do poder Executivo de Rosário Oeste. Na prefeitura o Prefeito João Balbino recebeu os alunos em seu gabinete e aproveitou a oportunidade para explicar o papel do poder Executivo do município. No período vespertino os alunos visitaram o Fórum de Rosário Oeste onde foram recebidos pelo Juiz da comarca. VEJA ABAIXO AS FOTOS DA VISITA 
Em parceria com a Cooperativa Sicredi Ouro Verde MT, a Secretaria Municipal de Educação de Rosário Oeste está realizando a formação dos professores que atuarão nas escolas através do Programa A União Faz a Vida. O evento está acontecendo nos dias 8 e 9 de junho 2018 nas dependências da Escola Estadual Cel. Artur Borges, a partir das 8 horas, com a participação de Educadores das Escolas Municipais, Estaduais e Filantrópicas de Rosário Oeste MT. Segundo a Secretária Municipal de Educação, o processo de formação em parceria com Sicredi é um grande salto para a gestão municipal. As escolas participantes do Programa A União Faz a Vida devem utilizar as metodologias de projetos aprendidas para elaborar o plano que será realizado durante o ano. A avaliação constante orienta a tomada de decisão para a melhoria e continuidade dos projetos. Os projetos desenvolvidos pelas crianças e adolescentes, em conjunto com os demais agentes do Programa, têm na sua essência a construção e vivências de atitudes e valores de cooperação e cidadania. VEJA AS FOTOS DO EVENTO ABAIXO:  
Na ultima terça-feira, dia 29 de maio de 2018, o prefeito municipal Joao Balbino juntamente com a Secretaria Municipal de Educação Jane Marcia Talarico estiveram na creche municipal Ana Lemes Joaquim fazendo a entrega de brinquedos que fez a alegria de todas as crianças da instituição. A entrega dos brinquedos reforça o comprometimento do Executivo Municipal com a Educação das crianças. Brincar, além de ser a melhor parte da infância, dá aos alunos possibilidades de desenvolver suas capacidades e sua aprendizagem. O Prefeito João Balbino disse que estava muito feliz em poder entregar os brinquedos e ver a a alegria no rosto de cada criança. Disse ainda que os brinquedos são aliados preciosos no processo de ensino e aprendizagem. VEJA ABAIXO AS FOTOS
No último sábado, dia 26/05/2018, aconteceu no Cinema Municipal de Rosário Oeste o Curso “Desafio de ser professor na Contemporaneidade” com a Equipe do Instituto Futura que foi ministrado para os professores e monitores das Escolas Municipais e Estaduais. No decorrer do curso foram trabalhados os seguintes temas: Como conduzir uma sala de aula; Despertar a leitura e a escrita; A importância da leitura; Produção e interpretação de texto; Sugestões de atividades e projetos de incentivo para uma escola atrativa. O Curso teve os seguintes Professores Palestrantes que dispuseram a estar com os educadores deste município: Adenir Martins, Alessandra Andrade, Idevaldo do Carmo e Zoraide Benevides. O curso aconteceu das 8h. ás 12h. do sábado com um conteúdo riquíssimo que teve o apoio total do Prefeito João Balbino e foi acompanhado pela Secretaria Municipal de Educação Jane Márcia Talarico e conduzido pelo Coordenador Roberto Camargo.
No dia 23/04 ocorreu na Secretaria Municipal de Educação, o 1º Encontro Pedagógico dos Formadores do Projeto Muxirum de Alfabetização. O projeto será realizado em Rosário Oeste em parceria com a SEDUC e visa alfabetizar pessoas com idade mínima de 18 anos. O projeto piloto ocorreu em 2017 com a aprovação de mais de 300 alfabetizandos. Segundo a Secretária Municipal de Educação Professora Jane Talarico, o projeto vem ao encontro das propostas pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação. Jane disse ainda que acredita que não existe idade para iniciar o processo de construção do conhecimento. “Estamos investindo na educação, pois sabemos que o retorno é garantido”, disse ela. Estão inscritos para o projeto em 2018 230 pessoas com idade de 18 a 70 anos. Com o Projeto Muxirum, jovens, adultos e idosos devem retornar às salas de aula, para consolidar a aprendizagem de leitura, escrita, cálculos aritméticos e habilidades essenciais para a vida.
Na semana de 09 a 12/04, aconteceu nas dependências do laboratório de informática da Escola Elizabet Evangelista Pereira o treinamento com os Secretários escolares das unidades Municipais de Ensino, com o objetivo de implantação do Software EDUCÁGIL. Com a implantação do sistema, secretários e professores poderão fazer seus trabalhos de lançamento de notas e faltas, conteúdos das disciplinas e avaliações diretamente no portal do professor, onde pais e alunos poderão acompanhar as informações via internet. Segundo a Secretária Municipal de Educação Jana Talarico, essa inovação deixará de lado uma prática utilizada há décadas, que é o armazenamento de documentos; favorecendo a agilidade nas rotinas educacionais. O EDUCÁGIL viabiliza a unificação das informações da rede pública de ensino, possibilitando às escolas compartilhar informações sobre alunos, eliminando a redundância de informações e o retrabalho. Desenvolvido em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o EDUCÁGIL dispõe de diversos recursos para otimizar o gerenciamento de unidades de ensino e manter os dados dos alunos atualizados. O software também oferece o acesso via web às informações da vida escolar aos alunos e seus pais. Agilidade e alta tecnologia a favor da educação rosariense.
Página 1 de 7

GWS Icone Rodape Logomarca ROPrefeitura municipal de Rosário Oeste - Av. Otávio Costa, s/n - Cep 78.470-000

Fone:(65) 3356-1209

Prefeitura de Rosário Oeste