GWS Icone Hoario Expediente PrefeituraExpediente das 08h as 14h

Prefeitura Municipal de Rosário Oeste

Você está aqui:

Notícias (Secretaria de Educação)
Notícias (Secretaria de Educação)

Notícias (Secretaria de Educação) (85)

Em parceria com a Cooperativa Sicredi Ouro Verde MT, a Secretaria Municipal de Educação de Rosário Oeste está realizando a formação dos professores que atuarão nas escolas através do Programa A União Faz a Vida. O evento está acontecendo nos dias 8 e 9 de junho 2018 nas dependências da Escola Estadual Cel. Artur Borges, a partir das 8 horas, com a participação de Educadores das Escolas Municipais, Estaduais e Filantrópicas de Rosário Oeste MT. Segundo a Secretária Municipal de Educação, o processo de formação em parceria com Sicredi é um grande salto para a gestão municipal. As escolas participantes do Programa A União Faz a Vida devem utilizar as metodologias de projetos aprendidas para elaborar o plano que será realizado durante o ano. A avaliação constante orienta a tomada de decisão para a melhoria e continuidade dos projetos. Os projetos desenvolvidos pelas crianças e adolescentes, em conjunto com os demais agentes do Programa, têm na sua essência a construção e vivências de atitudes e valores de cooperação e cidadania. VEJA AS FOTOS DO EVENTO ABAIXO:  
Na ultima terça-feira, dia 29 de maio de 2018, o prefeito municipal Joao Balbino juntamente com a Secretaria Municipal de Educação Jane Marcia Talarico estiveram na creche municipal Ana Lemes Joaquim fazendo a entrega de brinquedos que fez a alegria de todas as crianças da instituição. A entrega dos brinquedos reforça o comprometimento do Executivo Municipal com a Educação das crianças. Brincar, além de ser a melhor parte da infância, dá aos alunos possibilidades de desenvolver suas capacidades e sua aprendizagem. O Prefeito João Balbino disse que estava muito feliz em poder entregar os brinquedos e ver a a alegria no rosto de cada criança. Disse ainda que os brinquedos são aliados preciosos no processo de ensino e aprendizagem. VEJA ABAIXO AS FOTOS
No último sábado, dia 26/05/2018, aconteceu no Cinema Municipal de Rosário Oeste o Curso “Desafio de ser professor na Contemporaneidade” com a Equipe do Instituto Futura que foi ministrado para os professores e monitores das Escolas Municipais e Estaduais. No decorrer do curso foram trabalhados os seguintes temas: Como conduzir uma sala de aula; Despertar a leitura e a escrita; A importância da leitura; Produção e interpretação de texto; Sugestões de atividades e projetos de incentivo para uma escola atrativa. O Curso teve os seguintes Professores Palestrantes que dispuseram a estar com os educadores deste município: Adenir Martins, Alessandra Andrade, Idevaldo do Carmo e Zoraide Benevides. O curso aconteceu das 8h. ás 12h. do sábado com um conteúdo riquíssimo que teve o apoio total do Prefeito João Balbino e foi acompanhado pela Secretaria Municipal de Educação Jane Márcia Talarico e conduzido pelo Coordenador Roberto Camargo.
No dia 23/04 ocorreu na Secretaria Municipal de Educação, o 1º Encontro Pedagógico dos Formadores do Projeto Muxirum de Alfabetização. O projeto será realizado em Rosário Oeste em parceria com a SEDUC e visa alfabetizar pessoas com idade mínima de 18 anos. O projeto piloto ocorreu em 2017 com a aprovação de mais de 300 alfabetizandos. Segundo a Secretária Municipal de Educação Professora Jane Talarico, o projeto vem ao encontro das propostas pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação. Jane disse ainda que acredita que não existe idade para iniciar o processo de construção do conhecimento. “Estamos investindo na educação, pois sabemos que o retorno é garantido”, disse ela. Estão inscritos para o projeto em 2018 230 pessoas com idade de 18 a 70 anos. Com o Projeto Muxirum, jovens, adultos e idosos devem retornar às salas de aula, para consolidar a aprendizagem de leitura, escrita, cálculos aritméticos e habilidades essenciais para a vida.
Na semana de 09 a 12/04, aconteceu nas dependências do laboratório de informática da Escola Elizabet Evangelista Pereira o treinamento com os Secretários escolares das unidades Municipais de Ensino, com o objetivo de implantação do Software EDUCÁGIL. Com a implantação do sistema, secretários e professores poderão fazer seus trabalhos de lançamento de notas e faltas, conteúdos das disciplinas e avaliações diretamente no portal do professor, onde pais e alunos poderão acompanhar as informações via internet. Segundo a Secretária Municipal de Educação Jana Talarico, essa inovação deixará de lado uma prática utilizada há décadas, que é o armazenamento de documentos; favorecendo a agilidade nas rotinas educacionais. O EDUCÁGIL viabiliza a unificação das informações da rede pública de ensino, possibilitando às escolas compartilhar informações sobre alunos, eliminando a redundância de informações e o retrabalho. Desenvolvido em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o EDUCÁGIL dispõe de diversos recursos para otimizar o gerenciamento de unidades de ensino e manter os dados dos alunos atualizados. O software também oferece o acesso via web às informações da vida escolar aos alunos e seus pais. Agilidade e alta tecnologia a favor da educação rosariense.
Uma equipe do 7º Batalhão de Polícia Militar de Rosário Oeste, juntamente com uma equipe da Prefeitura visitou o Projeto Guarda Mirim desenvolvido pela PM e sociedade organizada no município de Poconé no último dia 19/04. De Rosário Oeste foram a Comandante do 7º BPM Ten. Cel. Regina e sua equipe, a Secretária Municipal de Educação Jane Talarico, o Diretor do Departamento de Indústria de Comércio e presidente do Conselho Municipal de Segurança Sr. Nestrázio Ramos e a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do Município Rosania Correa de Souza. O grupo foi recebido pelo Major PM Wender na Unidade da Polícia Militar de Poconé e na sequencia foram conhecer como funciona o projeto que está sediado nas dependências de uma igreja católica do município. Em Poconé, o projeto atende 75 crianças na faixa etária de 07 a 12 anos que foram escolhidas nas escolas municipais localizadas nas áreas de risco, consideradas como as mais violentas da cidade. No projeto essas crianças têm aulas de civismo, Ordem Unida, complemento pedagógico para as aulas de matemática e português e ainda recebem orientações para se manter como pessoas dignas e afastadas dos principais problemas sociais da atualidade. Os rosarienses se reuniram ainda com os coordenadores do projeto onde souberam detalhes de sua funcionalidade, financiamento e aplicação no município de Poconé. A Comandante do 7º BPM Ten. Cel. Regina estuda formas de reunir a sociedade organizada para implantar o projeto aqui em Rosário Oeste.
Com o objetivo de trocar experiências vividas com alunos da Educação Infantil, a Secretaria Municipal de Educação de Rosário Oeste proporcionou aos profissionais que atuam na Creche Municipal Ana Lemes Joaquim uma visita às creches do Município de Nova Mutum. A visita aconteceu no dia 28/03/2018 e serviu para os profissionais rosarienses vivenciarem como é realidade das creches que funcionam naquele município e buscar novas experiencias para aplicar em Rosário Oeste. VEJA ABAIXO AS FOTOS DA VISITA
A Secretaria de Educação de Rosário Oeste distribuiu cerca de 1.200 ovos de páscoa para os alunos matriculados nas escolas da zona rural e urbana do município na última semana. A Secretária Municipal de Educação Jane Márcia Talarico explicou que as doações foram realizadas pelos parceiros da que ela vem conquistando frente à SEMED (Secretaria Municipal de Educação). Foram parceiros dessa ação: Banco SICREDI, Superercado Polo Centro e Loja Maçônica Cavalheiros da Luz nº 03. VEJA ABAIXO AS FOTOS DE ALGUMAS ESCOLAS QUE RECEBERAM OS OVOS
41 alunos do 1º ano do ensino fundamental receberam o Diploma de participação do Curso D.A.R.E/ Proerd (Programa Educacional de Resistência às drogas e a violência) no dia 26/03/2018. Os 19 alunos da Escola Municipal João Batista da Silva se juntaram aos 22 alunos da Escola Municipal Quintana Maria de Oliveira para a cerimônia de formatura que aconteceu nas dependências do Cinema Municipal de Rosário Oeste. A realização do Proerd em Rosário Oeste é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. O Evento contou com a participação da Comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar Ten. Cel. Regina, dos instrutores responsáveis pelas aula do Proerd Cb PM Jildeni e Sd PM Romoaldo, do Prefeito de Rosário Oeste João Balbino, da Vice-Prefeita Tânia Conrado, da Secretária Municipal de Educação Jane Márcia Talarico, do Secretário Municipal de Governo Maxmar Cezar, do Presidente do CONSEG Nestrázio Ramos, da Diretora da Escola João Batista da Silva Sra. Nerzira Maria, da Diretora da Escola Quintina Maria Sra. Anadir Valentina, do representante do banco Sicredi Sr.Josuel como padrinho e do Procurador Municipal Djair Liu também como padrinho. De acordo com as informações da Cel. Regina, são 168 atendimentos a alunos do Pré l ao 9° ano realizados em toda a área do 7°BPM, que conta com as cidades de Rosário Oeste, Nobres, Acorizal e Jangada. Ainda de acordo com a comandante, além de Rosário Oeste, as formaturas nos demais municípios seguirão o seguinte cronograma: 27/03, as 19h em Acorizal; 03/04 as 15h em Jangada; 04/04 as 15h em Nobres. A Cel. Regina nos informou também que pretende ampliar o curso em toda a área do 7º BPM através de convênios com as prefeituras e o apoio da equipe do D.A.R.E/Proerd do 2° Comando Regional da PM.…
A Secretaria Municipal de Educação divulgou a convocação das pessoas que foram classificadas na seletiva para Cadastro de Reserva para Contrato Temporário Nº  01/2018/PMRO/SEMED. As pessoas classificadas devem comparecer na sede da Secretaria Municipal de Educação nesta segunda-feira (26/03), as 13 horas. VEJA AQUI A LISTA DAS PESSOAS CONVOCADAS
Página 1 de 7

GWS Icone Rodape Logomarca ROPrefeitura municipal de Rosário Oeste - Av. Otávio Costa, s/n - Cep 78.470-000

Fone:(65) 3356-1209

Prefeitura de Rosário Oeste