2º Fórum de discussão sobre o Canal do Manso é realizado nesta sexta em Rosário Oeste

A prefeitura municipal de Rosário Oeste através da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realizou nesta sexta-feira (09) o II Fórum de Discussão sobre a implantação do Perímetro Irrigado do Canal do Manso na Baixada Cuiabana.
O evento foi realizado na Câmara de Vereadores e contou com a presença do prefeito municipal de Rosário Oeste João Balbino, deputado federal Valtenir Pereira (PSB), Danilo Atlas representando o Secretário de Administração Estado Dr. Francisco Faiad e diversas autoridades das cidade de Jangada, Nobres e Acorizal, que serão as principais beneficiadas pelo projeto.
O Canal do Manso é um projeto com objetivo de levar água da represa do Manso para as áreas Rurais da Baixada Cuiabana, e será muito importante para o desenvolvimento da Baixada Cuiabana.
Os autores do projeto são o Dr. Carlos Milhomem e o sociólogo Claudemiro Nascimento.
Confira um artigo explicando o projeto:
"Baixada Cuiabana e Canal do Manso, Mudanças Objetivas"
O Secretário de Administração Do Estado Dr. Francisco Faiad, sob a orientação do governo de Mato Grosso deu prosseguimento, a tarefa de dotar a agricultura da Baixada Cuiabana de meios adequados á sua participação relevante no desenvolvimento regional da economia do Estado com a implantação do Perímetro Irrigado do Canal do Manso.
Consequentemente, em reunião na SAD, o Dr. Faiad, como executor da política do Canal do Manso, o prefeito de Rosário Oeste Dr. João Balbino e os autores do projeto Dr. Carlos Milhomem e o sociólogo Claudemiro G. Nascimento, realizaram juntos analise do histórico da região de Rosário Oeste, onde colheram subsídios consideráveis, que caracterizam a atividade agrícola como fonte de reformulação e como fundamento básico da transformação econômica e social no campo com a implantação do Perímetro irrigado do canal do manso.
Nesta reunião, ficou demonstrado, que em razão da baixa produtividade da agricultura da baixada cuiabana a mesma tem se portado como fator indiscutível de investimento de infraestrutura, que possibilitaram ao Estado crescer, a índices bastante satisfatório, notadamente na produção de hortifrutosgrangeiros.
É provável que, em médio prazo a produção de hortifrutosgranjeiros da baixada cuiabana, beneficiada especialmente pelas elevadas cotações internacionais, venha a proporcionar ao Estado uma receita bastante satisfatória.
Quem viveu, nos anos 70 na Região de Rosário Oeste, lembra Dr. Faiad, a mobilização da economia regional era uma aliada da economia Estadual, nos dias de hoje a carência é uma das conseqüências mais serias desse estrangulamento de crescimento e se agrava nas migrações a grandes concentrações urbanas na capital do Estado, Cuiabá.
O caráter produtivo bastante reduzido da região é o principal ponto abordado na implantação do Perímetro Irrigado da baixada Cuiabana, que hoje estamos iniciando. O condicionamento de um bom nível de produção de hortifrutosgranjeros, à utilização de maior área para o plantio deixa claro que este sistema ira atingir os objetivos determinados pelo governo do Estado.
A expectativa da oportunidade de um novo encontro com os prefeitos da região de Rosário Oeste, marcada para o dia 09/08/13 na sede da Câmara Municipal deste município, é animada pela disposição de trabalho que une o Secretario da SAD, Dr. Francisco Faiad em torno de interesses comuns da região, que são na verdade, os interesses de toda a cadeia produtiva brasileira estreitamente vinculada à dinâmica dos mercados externos e internos.
Em síntese, o modelo do Perímetro Irrigados do Canal do Manso, gera dois componentes amplamente discutidos nos dias de hoje: a agricultura voltada para o mercado e a agricultura de segurança alimentar ou de subsistência.
Por fim,o prefeito João ainda fez reivindicações ao parlamentar e ao representante do estado: para que facão contato com representantes da empresa JBS, para dar continuidade à obra do frigorífico que se encontra parada, que o estado faça manutenções nas estradas, que lhe for pertinente e que nos auxilie com a regularização de títulos fundiários.

Autor: Josuel Sat
Foto Por: Jozimar Batista