Bovinos e bubalinos deverão ser vacinados entre 1 a 30 de novembro em Rosário Oeste

bovinosEm parceria com a Prefeitura de Rosário Oeste, o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural – SEDER, informa que no período de 01 a 30 de novembro  será realizada a Campanha 03/2019, onde deverão ser vacinados contra FEBRE AFTOSA todos os bovinos e bubalinos com idade de 0 a 24 meses.

O médico veterinário e Fiscal Estadual de Defesa Agropecuária e Florestal ULE de Rosário Oeste, Sr. João Bosco Ribeiro, destacou que essa campanha é importante para manter a sanidade do rebanho do município.

O principal objetivo do Programa Nacional de Prevenção e Erradicação da Febre Aftosa – PNEFA, consiste na manutenção da zona livre de Febre Aftosa com vacinação pertence o Estado de Mato Grosso. É responsabilidade de cada Estado para garantir a meta estratégica estabelecida pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento que compreende uma implantação gradativa de zonas livres no país, visando a erradicação da doença.

FEBRE AFTOSA

Segundo o site do INDEA-MT, a Febre Aftosa é uma enfermidade altamente contagiosa que acomete os animais biungulados (casco fendido), como os bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, cervídeos e suídeos entre outros. Caracteriza-se pela formação de vesículas (bolhas) e ulceras (erosões) na mucosa oral e nasal, na teta e entre os cascos.

Ao verificar esses sintomas, procure imediatamente uma Unidade Local do INDEA-MT ou ligue ao Disk Aftosa – 0800-653015 para receber a visita de um médico veterinário em sua propriedade.

O vírus causador dessa enfermidade dissemina rapidamente entre as propriedades por meio de contato com objetos e materiais contaminados (ferramentas, botas, roupas, veículos, ar, água, ração, etc.) e pelo trânsito de animais infectados.

Como manter o Estado livre da doença?

- Vacinação sistemática periódica;

- Vacinação assistida em área de risco;

- Controle de trânsito de animais, produtos ou subprodutos de origem animal;

- Controle de aglomerações de animais (feiras, leilões, exposições);

- Vigilância epidemiológica;

- Monitoramento sorológico.

Esquema de vacinação OBRIGATÓRIA no estado de Mato Grosso:

Novembro: Propriedades cadastradas no INDEA como Firme - Vacinar todos os bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses de idade. Propriedades cadastradas no INDEA como “Baixo Pantanal” - Vacinar todo o rebanho bovino e bubalino, de mamando a caducando.

'VACINAR O REBANHO E COMUNICAR A VACINAÇÃO DENTRO DO PRAZO EM UMA UNIDADE DO INDEA-MT É RESPONSABILIDADE DO CRIADOR'

CUIDADOS NA VACINAÇÃO:

Antes da aplicação:

- Desinfetar os equipamentos: seringas e agulhas;

- Observar se a quantidade de gelo é suficiente para manter a vacina entre 2°C e 8°C, dentro da caixa de isopor, durante o processo de vacinação;

-Recomendado colocar no mínimo a quantidade de 2/3 de gelo na caixa.

- Utilizar seringas calibradas para dose de 2 ml e agulhas novas 18 x 20 preferencialmente;

Durante a aplicação:

- Manter os frascos de vacina dentro de caixa de isopor, abrigados da luz solar;

- Quando a pistola não estiver em uso, mantê-la dentro da caixa de isopor;

- Agora a nova vacina contra febre aftosa é de 2 ml para qualquer faixa etária de bovinos e bubalinos;

- Agitar o frasco de vacina antes de encher a seringa;

- Eliminar as bolhas de ar da seringa após seu enchimento;

- Aplicar a vacina na tábua do pescoço, por via subcutânea preferencialmente;

- Manter a seringa limpa e trocar as agulhas periodicamente;

- Anotar as quantidades de animais vacinados por sexo e faixa etária (0 a 4 meses, 4 a 12 meses, 12 a 24 meses, 25 a 36 meses e mais de 36 meses) para comunicação ao INDEA/MT.

21462232 123802695020774 4386010239350461723 n

GWS Novo Icone Email Plus TOPO