Comitiva de Rosário Oeste se reuniu com Secretário da SEAF em busca de melhorias para o município.

reuniao seaf 3Uma comitiva de Rosário Oeste composta pela Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Luilna Cruz, Vereadora Selma Anzil e a Presidente do Sindicato Rural Ereneuza Costa se reuniu com o Secretário de Estado de Agricultura Familiar Silvano Amaral, com o Coordenador de Acesso aos Mercados da SEAF Luiz Henrique e com o Coordenador do PAA-SEAF Jean Moraes no último dia 18/02/2020.

O objetivo da reunião foi tratar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para o município de Rosário Oeste.

A Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Luilna Cruz declarou que “Rosário Oeste foi contemplado com esse programa que tem por finalidade promover o acesso a alimentação e incentivar a agricultura familiar. O programa, que também é conhecido como compra Direta, prevê a compra de alimentos da agricultura familiar e a sua doação a entidades sócio-assistenciais que atendam pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e também pela rede pública e filantrópica de ensino.”

Segundo Luilna “o PAA também contribuí para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar. Além disso, o programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos. O Programa também fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização e ainda valoriza a biodiversidade de produção orgânica e agroecológica de alimentos.”

O PAA incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e associativismo.

A sua execução pode ser feitas por meio de seis modalidades: Compra com Doação Simultânea, Compra Direta, Apoio a Formação de Estoques, Incentivo a Produção e ao Consumo de Leite, Compra Instituicional e Aquisição de Sementes.

O programa vem sendo executado por estados e municípios em parceria com o Ministério da Cidadania e pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

A vereadora Selma Anzil declarou que “Estamos contentes em obter mais esse recurso voltado a agricultura familiar e por incentivar cada vez mais os produtores rurais de nosso município, sendo um passo importante para desenvolvimento dos nossos núcleos rurais que vão poder produzir com a qualidade e variedade.”

“Outro assunto importante que discutimos nessa reunião foi o pedido de liberação e agilização dos processos que se encontram na UTE e também a liberação do calcário doado pelo Estado ao município”, finalizou a Vereadora.

reuniao seaf 1reuniao seaf 2

21462232 123802695020774 4386010239350461723 n