Prefeitura apresentou o Plano de Saneamento Básico Municipal para a População

Plano de Saneamento Basico Municipal 7A Prefeitura de Rosário Oeste realizou a apresentação do Plano de Saneamento Básico Municipal para a população rosariense em audiência pública realizada no último dia 22/08/2019, nas dependências do Cinema Municipal.

O plano foi apresentado em detalhes pelo Engenheiro Sanitário Paulo Márcio de Araújo Carvalho e foi acompanhado pela Fiscal Leiliana, da FUNASA.

Presente no evento o Prefeito João Balbino comentou que “o Plano de Saneamento Básico Municipal é uma etapa muito importante que foi cumprida pela gestão municipal por que é através desse plano que elaboramos o projeto para captar recursos e investimentos para tratamento de esgoto e distribuição de água em nossa cidade”.  Ainda segundo o Prefeito “o Plano será importante também para direcionar a gestão a respeito da possível concessão ou não, da estrutura de água municipal”. O Prefeito finalizou sua fala afirmando que “o Plano foi conquistado através de muito trabalho e agora é necessário tomar a decisão melhor para o município”.

Sobre o DAE, o Coordenador de Projetos Renan Giraldo disse que as obras de captação e tratamento da água foram entregues em 2015. “Essa etapa foi vencida, mas resta ainda a etapa da distribuição de Agua e tratamento de esgoto na cidade”, disse Renan.

Segundo o Diretor do DAE, a estrutura do Departamento de Água e Esgoto de Rosário Oeste foi construída em 1969 pelo prefeito Milton Borges de Figueiredo. Atualmente  está ultrapassada e carece de muito investimento para funcionar com 100% de sua capacidade.

O Plano

O Plano de Saneamento Básico Municipal é um instrumento indispensável da política pública de saneamento, em que se identifica, qualifica, quantifica e orienta todas as ações, públicas e privadas, por meio das quais esses serviços públicos devem ser prestados ou colocados à disposição.

A elaboração do plano é uma exigência legal e se apoia na Lei Federal nº 11.445, de janeiro de 2007, que estabelece as diretrizes nacionais relacionadas à temática.

A apresentação do Plano de Saneamento Básico Municipal foi uma excelente oportunidade para que a população rosariense pudesse conhecer e entender os desafios e a conquistas que serão oriundas das ações que serão executadas, além é claro de, identificar e discutir as causas dos problemas e buscar soluções.

VEJA O PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO MUNICIPAL DE ROSÁRIO OESTE AQUI

21462232 123802695020774 4386010239350461723 n