Carreta Novartis da Saúde chega para tratar hanseníase em Rosário Oeste

Carreta da Hansenise em Rosário OesteNos dias 4 e 5 de outubro, a Carreta Novartis da Saúde oferecerá atendimento gratuito e exames para hanseníase no município

A Carreta Novartis da Saúde está percorrendo o estado do Mato Grosso oferecendo atendimento gratuito e exames para hanseníase, além de carreta da hanseniaseesclarecer dúvidas da população sobre a doença infecciosa crônica e curável que causa, sobretudo, lesões de pele e danos aos nervos.

Mato Grosso é o estado com mais casos de hanseníase no Brasil. Em 2017, mais de três mil pacientes foram diagnosticados com a enfermidade¹. A doença já deveria estar erradicada, mas atinge cerca de 30 mil pessoas no país ao ano².

O Brasil está em segundo lugar no ranking de países com novos casos de hanseníase³, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A doença tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente no SUS.

Nos dias 4 e 5 de outubro, a Carreta estará em Rosário Oeste com atendimento gratuito à comunidade.

No dia 04/10 estará na Praça Manoel Loureiro, no centro da cidade.

No dia 05/10 estará no Distrito de Bauxi.

Na sequência, a Carreta vai percorrer municípios como Primavera do Leste, Novo São Joaquim, Água Boa, Canarana e Cocalinho.

Desde 2009, a Novartis possui a Carreta da Saúde, um caminhão itinerante, com cinco consultórios e um laboratório, que percorre todo o Brasil no combate à hanseníase. Atua em parceria com o Ministério da Saúde, com apoio do CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), buscando a erradicação da doença até 2020. Os tratamentos medicamentosos para a hanseníase também são doados pela Novartis à Organização Mundial da Saúde (OMS).

A hanseníase, comumente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, que lesiona os nervos periféricos e reduz a sensibilidade da pele. Geralmente, o distúrbio ocasiona manchas esbranquiçadas em áreas como mãos, pés e olhos, mas também podem afetar o rosto, as orelhas, nádegas, braços, pernas e costas. Apesar de não ter cura, o tratamento é capaz de controlar a doença e bloquear a transmissão da bactéria para indivíduos de convívio próximo.

Sobre a Novartis

A Novartis provê soluções inovadoras de saúde que atendem a necessidades em constante evolução dos pacientes e sociedades. Sediada na Basileia, na Suíça, a Novartis oferece um portfólio diversificado para melhor atender a essas necessidades: medicamentos inovadores; medicamentos econômicos, como genéricos e biossimilares; e soluções para o cuidado com os olhos.

A Novartis lidera globalmente cada uma dessas áreas. Em 2017, o Grupo alcançou vendas líquidas de US$ 49,1 bilhões, com investimentos em P&D de aproximadamente US$ 9 bilhões. As empresas do Grupo Novartis empregam cerca de 125 mil colaboradores. Os produtos da Novartis são comercializados em aproximadamente 155 países ao redor do mundo.

21462232 123802695020774 4386010239350461723 n

Expediente das 08:00h às 14:00h