Prefeitura Justifica ausência de soro antiofídico no município

cobraA Prefeitura Municipal de Rosário Oeste através da Secretaria Municipal de Saúde explicou sobre a ausência de soro antiofídico no município.

Segundo a Secretaria, devido a quantidade reduzida de soro antiofídico enviada ao Estado de Mato Grosso, o Escritório Regional de Saúde de Diamantino, de onde Rosário Oeste é subordinado,  não tem enviado aos municípios esses soros, resultando na ausência de estoque de soro na cidade.

O soro antiofídico não é uma medicação comercializada. Somente o Ministério da Saúde fornece esses medicamentos aos Estados e Municípios,  não sendo possível ao município fazer a aquisição direta nos laboratórios.

Ainda segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, a dificuldade está na produção do soro, pois os laboratórios responsáveis pela produção do soro tiveram que se reprogramar para cumprir as normas das Boas Práticas de Fabricação exigidas pela ANVISA.

Por conta dessa escassez o município de Rosário Oeste não tem estoque de soro antiofídico e o procedimento quando chega um paciente picado de cobra, por exemplo, é encaminhar o paciente imediatamente para a capital Cuiabá, onde é mais fácil conseguir o soro.

Veja a Nota Informativa do Ministério da Saúde e também Nota da Secretaria Estadual de Saúde que trata da quantidade reduzida de soro antiofídico enviada pelo Ministério da Saúde para Mato Grosso, motivo que gerou a falta do medicamento em alguns municípios, inclusive o nosso.

21462232 123802695020774 4386010239350461723 n

Expediente das 07h às 11h e das 13h às 15h