Empreendimento do Sesc Pantanal fortalece o ecoturismo em Rosário Oeste e Nobres

SEsc 17Por Elisângela Neponuceno-Nobres Noticias
A aprovação dos prefeitos de Rosário Oeste, João Balbino e de Nobres Leocir Hanel, com o mais novo empreendimento do Sesc Serra Azul, o Restaurante Buritizal do Parque, inaugurado nesta quarta-feira (03/04), foi evidenciada nos discursos dos gestores, que apontaram o desenvolvimento da atividade do ecoturismo na região, com o aumento da oferta no setor gastrônomico.
O evento contou com a presença do o presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros, o diretor-geral do Departamento Nacional do Sesc, Carlos Artexes, do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, ex-secretário adjunto de Turismo do Estado, Luiz Carlos Nigro e secretários municipais.
Balbino parabenizou o Sesc pela iniciativa e destacou a importância da parceria com o Serviço Social do Comércio, que em 2018, atraiu ao município de Rosário Oeste 18 mil turistas, que conheceram de perto as belezas naturais do paraíso ecológico.
Otimista, João comemorou ainda os números com a arrecadação do voucher único, que rendeu aos cofres municipais cerca de R$ 100 mil no ano passado.
“Temos um planejamento, que inclui ainda abertura de novos atrativos em outras regiões, como o Bauxi, mas a valorização da gastronomia é fundamental para a consolidação da atividade turística em Rosário Oeste”.
Leocir reafirmou que a parceria com o município vizinho, possibilita hoje, que os passeios ofertados sejam comercializados por agências de Nobres, colaborando com o fortalecimento do setor. O prefeito destacou ainda, que todo investimento é favorável e contribui para melhorar a oferta aos visitantes, que sempre acabam conhecendo as duas cidades e seus principais pontos turísticos.
“É com certeza um grande avanço para o Estado, que conta com mais um restaurante conceituado para atender os mais diversos paladares”, frisou.
O prefeito de Nobres ainda afirmou que os municípios, podem ser chamadas de Capital do Ecoturismo em Mato Grosso, pois todas as nascentes e todos os atrativos tem licença ambiental .
O presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros, anunciou novos investimentos no parque até 2021 e lembrou que o projeto para o crescimento da unidade está em execução, pela superintendência regional.
Christiane Caetano, superintendente do Sesc Pantanal, detalhou que o Sesc estará lançando até o segundo semestre o bóia cross, pista de caminhada e a canoagem no Sesc da Serra Azul, proporcionando ao visitante um passeio completo com vários atrativos em um só lugar.
Já o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, falou da articulação para garantir recursos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para melhorar a situação da malha viária das rodovias que dão acesso aos atrativos.
Miranda enfatizou que o turista exige conforto e segurança e a secretaria está buscando solução para resolver o problema com as estradas, que estão deterioradas e necessitam com urgência de reparos e recapeamento.

O Restaurante Buritizal

Com um cardápio que valoriza a gastronomia regional e fomenta a economia local, a partir da compra de alimentos de pequenos produtores e da agricultura familiar. Além do restaurante, o parque oferece ainda atrações de ecoturismo, contemplação da natureza, atividades de aventura e tem como principal ponto turístico a cachoeira Serra Azul.
Situado em um cenário paradisíaco, o restaurante, que funciona de terça a domingo, das 11h30 às 15h, fica às margens de um lago, rodeado pela paisagem que originou seu nome: as árvores Buritis, um tipo de palmeira do cerrado.
Adquirido pelo Departamento Nacional do Sesc em 2011, o Parque Sesc Serra Azul, que funciona das 9h às 17h, fica no município de Rosário Oeste, entre a Serra Azul e a margem esquerda do rio Cuiabazinho. Com cinco mil hectares, a área reúne a transição única no estado dos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal.
A entrada para o restaurante pode ser adquirida no próprio parque ou também por meio das agências locais, que oferecem pacotes que incluem as atividades (flutuação, tirolesa, arvorismo e cicloturismo) e o almoço.

O Parque

A cachoeira da Serra Azul é um dos principais atrativos da região, conhecida como Circuito das Águas, que engloba os municípios de Nobres, Rosário Oeste, Jangada, Chapada dos Guimarães, Diamantino, Nortelândia, Nova Brasilândia e São José do Rio Claro. No ano de 2018, o Parque recebeu 17.559 turistas, que realizaram 27.321 atividades.
Para contemplar a cachoeira com queda de 50 metros, rodeada de paredões de arenito, que formam o lago cristalino, é preciso superar os 470 degraus, parte deles numa subida íngreme. Após a flutuação, a descida fica fácil pela tirolesa de 700 metros, em meio a mata, que chega a 60 km/h. Perto do local da descida, a estrutura do arvorismo, com rede de trilhas e obstáculos suspensos, exige força e calma para concluir o percurso, sempre acompanhado de guias. A trilha cicloturismo permite que o visitante explore o parque ainda mais de perto.

O Sesc Pantanal

O Sesc Pantanal, polo socioambiental do Sesc, atua há 22 anos no Pantanal mato-grossense e na região de Nobres/Rosário Oeste, promovendo a educação, a conservação da natureza, a pesquisa científica e o ecoturismo, por meio de cinco unidades: Hotel Sesc Porto Cercado, Sesc Poconé, Parque Baía das Pedras, Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN Sesc Pantanal e Parque Sesc Serra Azul.

21462232 123802695020774 4386010239350461723 n

Expediente das 07h às 11h e das 13h às 15h