PREFEITURA INFORME NEWS: Notícias das Secretarias, Prefeito e Vice, Obras, Ações, Reuniões, dentre outras...

Aprovado na Comissão Mista de Orçamento o auxílio de R$ 1,5 bilhão aos Municípios

854Assim como foi combinado na reunião entre o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, e a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o crédito de R$ 1,5 bilhão do auxílio financeiro aos Municípios foi incluído na Medida Provisória (MP) 616/2013. A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou essa matéria na tarde de terça-feira, 13 de agosto.

O texto original da MP previa crédito para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). No entanto, o relator, senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), incluiu o aporte aos Municípios.

Esse montante de 1,5 bilhão é metade do valor prometido pela presidente da República, Dilma Rousseff, durante a XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em julho. Trata-se da primeira parcela, de um total de R$ 3 bilhões, que o governo pretende transferir para as prefeituras ainda neste mês de agosto.

O auxílio financeiro é conquista da CNM e pode ajudar muitas prefeituras que vivem uma crise nas finanças. A entidade explica aos prefeitos que, após esta aprovação, a MP 616/2013 deve passar ainda por votação no Plenário do Senado e da Câmara. Só depois os recursos são liberados.

O dinheiro será transferido a todas as prefeituras de acordo com as regras do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A segunda parcela, também de R$ 1,5 milhão, deve ser depositada em abril de 2014, segundo intenção do governo federal.

Ziulkoski pede que os prefeitos telefonem para os deputados de suas regiões pedindo pressa na apreciação da matéria pelo Plenário da Câmara. “Esta ação busca garantir a aprovação do auxílio emergencial ainda neste mês de agosto e o pagamento imediato do valor prometido”, conclui.

A ação é importante, pois, caso os deputados votem a matéria em Plenário, o Senado está pronto e tem expectativa de aprová-la logo na próxima quarta-feira, 21 de agosto, segundo informações do senador Maldaner.

Autor: Jozimar Batista
Fonte: Agência CNM