GWS Icone Youtube TOPO AzulGWS Icone Face TOPO AzulGWS Icone Messenger FaceGWS Icone Instagram TOPO Azul GWS Icone Youtube TOPO Azul

Publicado: Domingo, 31 Março 2024 12:53 | Por:

Rosário Oeste participa de Encontro de Gestores Municipais de Cultura do Estado de MT

A Fundação de Cultura e Turismo de Rosário Oeste participou de mais uma edição do Encontro de Gestores Municipais de Cultura do Estado de Mato Grosso. Evento que acontece anualmente e tem por objetivo reunir secretários, coordenadores e agentes públicos do setor para alinhar estratégias das ações culturais do ano, além de construir propostas para mudanças sociais e marcos regulatórios do setor.

O encontro, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), foi realizado de 26 a 28 de março, no Cine Teatro Cuiabá, e contou com a presença de aproximadamente 300 representantes da cultura mato-grossense.

Na ocasião, foram apresentados o planejamento da Secel para 2024, os aspectos jurídicos sobre fomento e os marcos regulatórios da cultura, orientações do Ministério da Cultura (MinC) sobre a Gestão da Lei Paulo Gustavo e a Política Nacional Aldir Blanc, e os Direitos Culturais e a Cultura como Política Pública de Combate às Desigualdades, com o foco em trocar informações para dinamizar a execução dos recursos e construir propostas para mudanças sociais por meio de políticas culturais.

Rosário Oeste foi representado pelo presidente da Fundação de cultura e turismo de Rosário Oeste Marcio José de Oliveira, que ressaltou a importância do município participar deste evento, trocamos experiências entre gestores, observamos ações bem-sucedidas e discutimos sobre o edital Paulo Gustavo e a Lei Aldir Blanc II, que em breve será feito o plano anual de aplicação do recurso.

Além de participar do Encontro de Gestores, o presidente participou, também, da primeira Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/MT), que funciona como uma instância de assessoramento técnico para o Conselho Estadual de Cultura e para articulação entre os gestores públicos nos níveis estadual e municipal. Entre as pautas o Edital da Lei Paulo Gustavo e a Lei Aldir Blac II foram destaques.