Prefeitura realiza reunião para criação do Plano de Saneamento Básico de Rosário Oeste

ROE 8881Mais de 40 pessoas estiveram presentes na reunião que aconteceu na terça feira (13/06/2017) no Cinema Municipal de Rosário Oeste para a elaboração do Plano de Saneamento Básico do Município.

O Plano de Saneamento Básico Municipal é um instrumento exigido pela Lei nº 11445/07 de regulação do Setor de Saneamento. A implementação do Plano de Saneamento Básico possibilitará o planejamento das ações do Município na direção da Universalização do atendimento. A não elaboração desse Plano poderá trazer restrições ao Município para obtenção de recursos federais.

O Gestor de Convênios da Prefeitura Sr. Renan Átila nos informou que o objetivo do plano é suprir as necessidades da população quanto aos serviços de Saneamento Básico. Segundo ele “Dentro dos objetivos está o atendimento a todos com serviços eficientes de modo a dispor corretamente seus resíduos sólidos e líquidos e promover o saneamento do ambiente garantindo a salubridade ambiental e a garantia da utilização dos recursos ambientais pelas gerações futuras”

O suporte técnico para construção do plano está sendo feito pelo Engenheiro Paulo Araújo, da Empresa Brasil Sustentável Negócios Ambientais.

Segundo o Prefeito João Balbino, o plano institucional da política de saneamento básico deve contemplar as populações urbanas e rurais, promovendo ações de abastecimento de água em quantidade e dentro dos padrões de potabilidade vigentes; o manejo sustentável dos esgotos sanitários e dos resíduos sólidos, exceto o industrial; o controle ambiental de vetores e monitoramento de reservatórios que possam reproduzir os transmissores de doenças; as demais ações devem ser tratadas no âmbito das políticas específicas das respectivas áreas.