Seminário de Educação inclusiva reuniu educadores da rede municipal e estadual de educação

PMR 1904A Prefeitura de Rosário Oeste, através da Secretaria Municipal de Educação e APAE, realizou neste dia 25 de agosto o 1º Seminário de Educação Inclusiva do Município.

O Evento contou com a participação dos profissionais do ​Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (CASIES) e dos profissionais de educação da rede Municipal e Estadual de Educação de Rosário Oeste.

Esteve também presente o Prefeito João Balbino, a Vice-Prefeita Profª. Tania Conrado, a Secretária Municipal de Educação Profª. Jane Márcia Talarico e sua equipe.

O seminário aconteceu nas dependências do Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida e contou a participação de aproximadamente 500 educadores.

Conforme fala da Professora Jane Talarico o principal objetivo do Seminário foi capacitar os educadores para desempenhar variadas funções na escola inclusiva, bem como esclarecer sobre as práticas educativas no cotidiano da escola, nas diferentes modalidades e também tornar esses profissionais mais preparados para trabalhar com os alunos especiais.

Sobre o Centro.

O Casies é um centro de referência da educação especial inclusiva no estado, que oferece aos profissionais da Educação Básica formação continuada para atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais, integrando e articulando ações neste sentido

O Centro oferece apoio psicopedagógico aos professores, às famílias dos alunos com necessidades educacionais especiais e também suporte técnico e pedagógico aos sistemas de ensino.

Presta apoio e suporte em articulação com os Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso (Cefapros). Tem ainda como finalidade formar professores e profissionais para atender as especialidades da Educação Especial no Estado.

A instituição também oferta o atendimento especializado e produção de material a alunos com necessidades educacionais especiais nas áreas de deficiência visual, auditiva, déficit intelectual, altas habilidades/superdotação e transtornos globais de desenvolvimento, e outros que demandarem a modalidade de educação especial, conforme legislação e política de atendimento à inclusão, visando oportunizar a construção do conhecimento, do processo de aprendizagem e da ampliação do atendimento especializado com vistas à inclusão e ao atendimento dos alunos com necessidades educacionais especiais.

VEJA ABAIXO AS FOTOS DO EVENTO