Secretaria de Infraestrutura entra na luta contra o caramujo africano

Cal Contra o Caramujo 8Após o aumento considerável de caramujos no centro da cidade e algumas ações da Secretaria Municipal de Saúde que tentaram contar a proliferação do molusco, a Secretaria Municipal de Infraestrutura também entrou na luta contra o caramujo.

Uma equipe da Secretaria, orientada pelos Agentes de Saúde Ambiental e com apoio da Secretaria de Agricultura, esteve na última sexta-feira (22/02) espalhando cal em terreno baldio do centro da cidade para ajudar conter a proliferação do caramujo.

O caramujo africano foi introduzido no Brasil ainda na década de 1980 para ser utilizado como substituto do escargot, mas a espécie não foi tão bem aceita e se espalhou pela natureza.

Hoje, o caramujo é considerado uma praga agrícola e urbana por se alimentar de plantações e infestar lugares onde há presença de lixo e mato. O controle do caramujo africano, como qualquer outra praga urbana, passa necessariamente pelo manejo ambiental, que seria a eliminação de abrigo e alimentação para eles.