Rosário Oeste vai ganhar faixa de pedestre 3D

infra 6Um projeto desenvolvido em Rosário Oeste propõe a construção de faixa de pedestre 3D nas ruas da cidade.

O Projeto foi desenvolvido pelos alunos do 2º ano B da Escola Estadual Elizabet Evangelista Pereira através do Programa "União Faz a Vida" e buscaram a parceria da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Infraestrutura para viabilizar a sua aplicação nas ruas de Rosário Oeste.

Segundo os idealizadores do projeto, a faixa de pedestre 3D é normalmente pintada sobre o asfalto e usa uma técnica de ilusão de ótica que simula a existência de um objeto tridimensional no chão, o que faz o condutor reduzir a velocidade do veículo para ver se consegue passar pela faixa, diminuindo, assim, a possibilidade de acontecer um acidente de trânsito no local.

A iniciativa já foi adotada em vários países com o objetivo de reduzir atropelamentos, como China, Índia, Geórgia e Islândia. A ideia é usar a ilusão de ótica como um fator a mais para fazer o motorista reduzir a velocidade e permitir a passagem dos transeuntes.

“Gostamos muito da iniciativa, principalmente porque muitos motoristas reduzem a velocidade ao ver a pintura inesperada, onde as faixas ficam como se fossem barras flutuantes na sua frente”, disse o Secretário Municipal de Infraestrutura Maxmar Cezar no ato de apresentaçao do Projeto.

VEJA ABAIXO FOTOS DA APRESENTAÇÃO DO PROJETO NA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA

infra 1infra 5infra 7infra 8infra 9infra 10