Conselho de Saúde e Prefeitura realizaram a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde

PMR 2302O Conselho Municipal de Saúde e a Prefeitura de Rosário Oeste, através da Secretaria Municipal de Saúde realizaram no dia 28/08/2017 a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde.

O evento começou por volta das 08 horas nas dependências do Cinema Municipal de Rosário Oeste e contou com o a Presença dos Conselheiros do Conselho Municipal de Saúde, do Prefeito João Balbino, da Vice Prefeita Tânia Conrado, do Secretário Municipal de Saúde Anderson Rodrigo, Secretário Municipal de Agricultura Álvaro Augusto, Secretário Municipal de Infraestrutura Joacy Inácio, Secretária Municipal de Educação Jane Márcia Talarico, Vice-Presidente do Conselho Municipal de Saúde Ivana Maria, o Diretor do Hospital Amparo Assunção Igino, a Vereadora Selma Anzil, Apoiadora do COSEMS Dilma, representantes da empresa FACILITA Assessoria, Diretor do Escritório Regional de Saúde de Diamantino Carlos Luciane, Jocildo e Maria da Vigilância em Saúde Estadual, e demais autoridades municipais que se fizeram presentes na conferência.

O Secretário Municipal de Saúde Anderson Rodrigo fez a abertura da conferência e lembrou a finalidade da Conferência de Saúde. Ele frisou ainda a importância das discussões para formar a proposta de saúde do município que será discutido em nível estadual e federal.

Em sua fala o Prefeito de Rosário Oeste João Balbino destacou a presença do Conselho Municipal de Saúde e cumprimentou todos os presentes por estarem participando do evento. João falou também da importância da participação de representantes da Câmara Municipal na conferencia porque todos os projetos de interesse do município passam pela aprovação dos vereadores.

A vice-Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ivana Maria, observou a ausência de participantes nessa Conferência tão importante para a Saúde Municipal e convocou todos para a realização dos trabalhos com a apresentação de propostas para melhorar a saúde do município.

O Sr. Jocildo, Coordenador da Vigilância em Saúde do Escritório Regional de Saúde, falou sobre a vigilância em Saúde em atividade dentro do município. Segundo ele a Vigilância em Saúde deve ser discutida para identificar os problemas que existem dentro do sistema e apresentar soluções para as pendências encontradas.

Na sequencia foi entoado o hino nacional e depois foi lido e aprovado o regimento da Conferência. Na sequencia deu-se início aos trabalhos da conferência com a fala do Sr. Ademir Kwiecinski, Agente de Combate às Endemias que falou sobre Vigilância em Saúde.

A parte da tarde foi destinada ao desenvolvimento e apresentação das propostas de intervenção e melhorias na Vigilância em Saúde do Município. Os participantes formaram grupos de discussão de onde saíram as propostas que serão levadas para a Conferência Estadual.

Após os debates os participantes elegeram os delegados de Rosário Oeste para representar o município na Conferência Estadual.