Prefeitura adquire máquina que faz 29 tipos de exames

capaA Prefeitura de Rosário Oeste, através da sua Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu recentemente uma máquina que vai realizar 29 tipos de exames.

Nesta segunda feira (04/09) chegou o aparelho Analisador Bioquímico automático, que vai processar nada menos que 29 tipos de exames. Ele realizará exames como: TGO, Amilase, TGP, CKP, CKMB, GGT, LIPASE, LDH, PCR, POR Ultra sensível, HGAIC ( Hemoglobina Glicada), Ácido Úrico, Albumina, Fostátase Alcalina, Bilirrubina Direta, Bilirrubina Total, Cálcio, Colesterol Total, Creatinina, Ferro, Fósforo, Glicose, Colesterol HDL, Magnésio, Proteínas Totais, Triglicerídeos e Uréia.

A máquina custou 65 mil reais e foi paga com recursos economizados pela Secretaria Municipal de Saúde ao longo do ano de 2017. A máquina já está à disposição do Laboratório Municipal para ser utilizado pela população.

O Prefeito João Balbino e o Secretário Municipal de Saúde Anderson Rodrigo estiveram no laboratório municipal para conhecer a máquina e destacaram a importância dela no diagnóstico de doenças.

Os exames laboratoriais são um conjunto de exames e testes encaminhados por um médico responsável e efetuados em laboratórios de análises clínicas. O objetivo é um diagnóstico de doenças ou apenas um check-up de controle.

Sua principal função é de prevenção, mas muitas vezes ele serve para tratar, diagnosticar, acompanhar paciente e coletar dados epidemiológicos, desta forma prevenindo e diagnosticando o paciente de doenças e estabelecendo muitas vezes o tratamento a ser seguido pelo medico, pois quando bem realizados colaboram bastante no diagnóstico de várias patologias.

O Governo municipal vem investindo na saúde do município sempre primando pela qualidade de saúde dos munícipes rosarienses.