Publicado: Segunda, 11 Janeiro 2021 04:18 | Por:

Centro de Atendimento para Enfrentamento a Covid-19 de Rosário Oeste altera horário de atendimento à população

Centro de Atendimento ao Covid19 12 44386 985 600 95 c rd 255 255 255Seguindo determinação do Prefeito Alex Berto, a Secretaria de Saúde, mesmo sem recurso federal, mantem o funcionamento do Centro de Atendimento para Enfrentamento a Covid-19 de Rosário Oeste, para tentar conter o avanço do vírus que trás consequências em todo o território nacional.

O Centro de Atendimento para Enfrentamento a Covid-19 de Rosário Oeste, inaugurado em 29/07/20 pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, continua funcionando no ano de 2021, no entanto com alteração no horário de funcionamento.

O Ministério da Saúde, através da Portaria nº 1.445/2020, instituiu os Centros de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19, em caráter excepcional e temporário, repassando mensalmente até o mês de dezembro de 2020, um incentivo financeiro aos municípios que implantaram os Centros de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19.

Até 31/12/2020 a Unidade atendia durante os períodos matutino, vespertino e noturno (até às 23h) em Rosário Oeste. Contudo, com o fim do financiamento do Ministério da Saúde, o município precisou se adequar para não fechar a unidade de saúde e mantê-la apenas com recursos próprios do município.

A partir de janeiro de 2021, o Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 de Rosário Oeste está funcionando de segunda à sexta – feira das 7h às 11h e das 13h às 17h com a presença de 01 médico, 01 enfermeira e 02 técnicas de enfermagem. Realiza triagem, teste rápido, exame RT-PCR (Swab) para Covid-19, consulta médica, notificações e monitoramento dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19.

A Enfermeira Fabiane Lourenço Magalhães explica que o maior objetivo do Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 é conter a transmissibilidade do coronavírus ao reduzir a ida de pessoas com sintomas leves à outros serviços de saúde.

O Secretário Municipal de Saúde Anderson Rodrigo de Sá informa que é muito importante manter funcionando o Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 em Rosário Oeste, tendo em vista o aumento de casos notificados de Covid-19 nas últimas semanas. “Tendo uma Unidade específica para atendimento de pessoas com sintomas gripais, reduzimos a circulação de pessoas com sintomas leves em outros serviços de saúde, reduzimos o contágio e permitindo que os PSFs continuem  desenvolvendo suas ações, dando continuidade do cuidado às pessoas que são acompanhadas periodicamente pelas equipes de Saúde da Família”.

Anderson afirma ainda que caso o Ministério da Saúde publique nova Portaria instituindo continuidade do financiamento federal para manutenção do Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19, Rosário Oeste irá ampliar o horário de funcionamento da unidade de saúde.

A população pode estar agendando a consulta, exames e até mesmo esclarecer dúvidas sobre COVID 19 através do telefone (65) 99614-6245.