Publicado: Quinta, 23 Setembro 2021 11:43 | Por:

Prefeitura continua realizando a vacinação antirrábica na zona rural de Rosário Oeste

Vacina antirrábica capa

A Prefeitura de Rosário Oeste através da Secretaria Municipal de Saúde por meio dos agentes do Departamento de Vigilância Ambiental continuam com o trabalho de vacinação antirrábica na zona rural do município.

Dentre as doenças infecciosas de origem viral, a raiva é a única em relação a seu alcance e ao número de vítimas, que pode gerar uma encefalite aguda capaz de levar as vítimas ao óbito em praticamente 100% dos casos. A doença acomete todas as espécies de mamíferos, inclusive, seres humanos.

O vírus da raiva fica presente na saliva de animais infectados e é transmitido principalmente por meio de mordeduras e, eventualmente, pela arranhadura e lambedura de mucosas ou pele lesionada.

Um dos importantes pilares do programa de vigilância da raiva preconizado pelo Ministério da Saúde é a campanha anual de vacinação contra raiva em cães e gatos, de modo a manter, no curto prazo, parcela significativa dessas populações imunes ao vírus.

Vacina antirrábica 1Vacina antirrábica 2Vacina antirrábica 3Vacina antirrábica 4Vacina antirrábica 6Vacina antirrábica 7Vacina antirrábica 8