Publicado: Sexta, 28 Abril 2023 10:14 | Por:

Prefeitura de Rosário Oeste realizou caminhada alusiva ao dia de Combate à hipertensão

A Prefeitura de Rosário Oeste através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos profissionais de saúde do PSF 5 e com apoio do Hospital Amparo, realizou uma caminhada em alusão ao Dia de Combate à Hipertensão.

Em alusão ao dia 26/04, Dia nacional de combate à hipertensão arterial, a equipe do PSF do Aeroporto realizou a Caminhada do coração.

Após a caminhada a Dra. Jessica palestrou sobre a importância do combater a pressão alta e o educador físico Francisval realizou atividade física e falou sobre a importância da caminhada.

O evento foi finalizado com um delicioso café da manhã. A equipe do Aeroporto agradece aos parceiros.

A caminhada serviu também para chamar a atenção da a população sobre a importância da data, devido à relevância do problema no Brasil.

A doença já atinge 35% da população brasileira, além de ser responsável por desencadear até 80% dos casos de derrame cerebral e 60% dos casos de ataque cardíaco registrados no país.

Prevenir e controlar os índices de hipertensão é de suma importância, já que, segundo dados do Ministério da Saúde, os problemas cardiovasculares são responsáveis por aproximadamente 300 mil mortes por ano no Brasil. Além disso, 50% dos hipertensos no Brasil ainda não sabem que têm o problema.

Também conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial pode acometer crianças, adolescentes, adultos e idosos de ambos os sexos. Silenciosa, a doença provoca o estreitamento das artérias e faz com que o coração precise bombear o sangue com cada vez mais força para impulsioná-lo por todo organismo e depois recebê-lo de volta.

psf 5 1psf 5 2psf 5 3psf 5 4psf 5 5psf 5 6psf 5 7psf 5 8psf 5 9psf 5 10psf 5 11psf 5 12psf 5 13psf 5 14psf 5 15psf 5 16

saúde hipertensao 1saúde hipertensao 2saúde hipertensao 4