Publicado: Quinta, 10 Novembro 2022 17:43 | Por:

Prefeito Alex Berto participou do lançamento do Projeto Político Pedagógico de Educação Ambiental Área de Proteção Ambiental Cabeceiras do Rio Cuiabá e Parque Estadual Águas do Cuiabá

apa 1 11 Copia

Nesta quinta feira (10/11),  o Prefeito de Rosário Oeste Alex Berto esteve no Distrito de Bom Jardim, no município de Nobres, onde participou do lançamento do Projeto Político Pedagógico de educação ambiental da Unidade de Conservação do Parque Estadual Águas do Cuiabá e APA Cabeceiras do Rio Cuiabá.

O evento está sendo realizado pela SEMA, Governo de MT, Superintendência de Educação Ambiental, FUNDEA, Ministério Público em parceria com as Prefeituras.

Reunidos com o Prefeito Alex estavam a Secretária Adjunta de Gestão Ambiental, representando a Secretaria de Estado de Meio Ambiente Luciane Bertinatto, Representante do Ministério Público de MT William Ogama, Representante da Presidência do Fundo Brasileiro de Educação Sr. Evandro Albiach Branco, Prefeito do Município de Nobres Leocir Hanel, Prefeito do Município de Chapada dos Guimarães Sr. Osmar Froner de Mello, Representante da Prefeita do Município de Nova Brasilândia Sr. Cleberson de Souza Rocha, Prefeito do Município de Santa Rita de Trivelado Sr. Egon Hospers, Representante do Prefeito do Município de Planalto da Serra Secretário de Meio Ambiente Sr. Jairo do Carmo, Vice-Presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Asprosoja) Sr. Fernando Ferri, Representante da Secretaria de Estado de Educação Sra. Andréia Gomes, Representante do Deputado Estadual Max Russi na AL-MT Sr. Dauton Vasconceloz.

O Projeto Político Pedagógico (PPP) de Educação Ambiental da Área de Proteção Ambiental (APA) Cabeceiras do Rio Cuiabá e Parque Estadual Águas do Cuiabá é o primeiro a ser implementado em Unidades de Conservação Estadual. O PPP é um instrumento de gestão e implantação de Políticas Públicas que vai orientar a Unidade de Conservação sobre a Educação Ambiental que deve ser realizada.

As metas são alcançadas por meio de elementos articulados e integrados de políticas públicas, mobilização social, articulação institucional e comunitária, pesquisa, formação, planejamento, monitoramento, avalição e construção coletiva.

As ações são coordenadas pela Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). O PPP teve recursos oriundos do Ministério Público Estadual (MPE) e parceria do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA) para a sua construção.

Unidades de Conservação

As Unidades de Conservação estadual são coordenadas pela Sema, por meio da Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUCO).

Parque Estadual Águas de Cuiabá – Localizado entre Nobres (83,2% ) e em Rosário Oeste (16,8%) tem o objetivo proteger os recursos hídricos, viabilizar a movimentação das espécies da fauna, preservar ecossistemas e oportunizar o uso púbico controlado (visitação), educação e pesquisa.

Área de Proteção Ambiental Cabeceiras do Rio Cuiabá – Abrange os municípios de Rosário Oeste, Nobres, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Nova Mutum e Santa Rita do Trivelato. Tem como meta proteger animais silvestres, cerrado, floresta e recursos hídricos, melhorar qualidade de vida das populações, fomentar o turismo ecológico e educação ambiental e preservar as culturas e tradições locais.